A nossa equipa desenvolveu um projeto de integração SAP com a plataforma externa SIRE, de forma a eliminar a possibilidade de erros na criação manual de entidades: agentes, Lojas e Vendedores e, fundamentalmente, permitir o registo das vendas de carregamentos efetuados nas lojas desta empresa, em SAP, facilitando assim a reconciliação de vendas do dia.
Este projeto de integração considerou uma inovação com a introdução de uma funcionalidade para carregamento via SAP, os carregamentos normais de Voz, SMS e Dados, passando a ser feitos diretamente no ERP através da transação normal de vendas (VA01). O carregamento é feito automaticamente após o pedido de venda ser registado.
Ao nível do item de pedido de venda no SAP, foram incluídos 2 novos campos, MSISDN (número de telefone) e um indicador visual do status de carregamento.
Para permitir a venda de vouchers diretos por ATM aos clientes finais desta empresa, surgiu a necessidade de estabelecer uma ligação entre a rede EMIS (entidade interbancária) e os sistemas SAP e SIRE.
O cliente final, ao dirigir-se a um multibanco e efetuar a compra, caso não existam constrangimentos do lado do EMIS, esta entidade enviará a informação para o sistema SIRE, solicitando o respetivo carregamento da conta telefónica. Neste protocolo em tempo real, duas ações podiam acontecer:
Os agentes desta empresa representavam o principal canal de vendas. Não havia controlo sobre as vendas em Loja de Agente, se uma venda feita e paga em nome de um Agente, se correspondia a esse Agente.
Neste sentido, esta empresa solicitou o desenvolvimento de um processo de Credenciamento de Agentes controlado em SAP, que foi desenvolvido pela nossa equipa.
O processo incluiu a fase de Acreditação, com atribuição de Cartões impressos diretamente de SAP e a gestão do Registo em SAP, com os dados de acreditação.
Previa também que, no momento da venda em SAP, fosse solicitado ao Agente o Cartão para leitura do código de barras e fundamentalmente solicitar 3 posições do seu código secreto, para garantir a identidade do Agente.
Tendo em conta o vasto universo de processos que envolviam vários sistemas desta empresa, integrados com o SAP, esta precisava de ter a capacidade de gerir e estudar o comportamento de cada processo através de um dashboard em ambiente web. Este foi disponibilizado pela nossa equipa com a possibilidade de analisar todas as chamadas de cada processo, para saber quais foram as chamadas efetuadas com sucesso ou com erro.
Conseguiu-se alertar o utilizador sobre qualquer processo com comportamento irregular, considerando o desempenho de cada processo e o seu nível de sucesso na execução.
Um Projeto de Reengenharia Logística, que a nossa equipa realizou em parceria com a Logistema, com a implementação do SAP WM, o qual teve os seguintes objetivos cumpridos:
Um Projeto de Reengenharia Logística, que a nossa equipa realizou nesta empresa, em parceria com a Logistema, com a implementação do SAP WM, num modelo multi-nível, que introduziu uma nova arquitetura do sistema logístico, a redefinição da localização de stock na rede de acordo com o perfil do portfólio e permitiu otimizar os níveis de serviço com a redução de ruturas, vendas perdidas e maior capacidade de resposta às ações comerciais.
A gestão dos pedidos de reposição de stock, que as lojas comerciais desta empresa encaminhavam ao departamento responsável pela distribuição, era um processo suportado em Excel e com várias intervenções manuais.
A nossa equipa fez a reformulação do processo desde as lojas até o armazém central, entregando a solução em 2 fases:
Desta forma, quando a Gestão Comercial iniciava o planeamento de uma rota de vendas, os pedidos de cada uma das lojas dessa rota já estavam registados, devendo apenas verificar as quantidades e fazer as correções necessárias, antes de enviar as encomendas de reabastecimento ao armazém central.
Um projeto que introduziu novas funcionalidades implementadas em SAP que permitiram a esta empresa cumprir as obrigações legais, para registar adequadamente uma Pessoa/Entidade que adquira um cartão SIM.
Foi necessária a integração do SAP com as ferramentas tecnológicas de digitalização instaladas nesta empresa, cujo principal objetivo é captar, extrair e arquivar a informação dos documentos que intervêm nos processos de negócio realizados na loja. Foram considerados dois métodos:
A nossa equipa implementou um novo processo de integração entre o sistema SAP desta empresa e a EMIS, o que permitiu aos agentes da empresa efetuarem pagamentos via ATM. Para tal, os agentes inseriram no ecrã do ATN:
Estes pagamentos são integrados automaticamente com SAP, movimentando diretamente a conta-corrente do Agente em SAP.
Com a entrada em funcionamento da Integração Direta de Pagamentos dos Agentes desta empresa, houve a necessidade de alterar a lógica de compensação da fatura com o pagamento, de forma a desbloquear o pedido de venda para posterior entrega das mercadorias.
A nossa equipa a reformulação do processo e o novo procedimento passou a ser o seguinte:
A nossa equipa desenvolveu uma solução para a integração do SAP RH com o Microsoft Active Directory.
O objetivo era que todos os colaboradores criados em SAP pelo departamento de Recursos Humanos fossem, após a validação dos dados, criados no Active Directory da Microsoft (via LDAP).O processo de criação de contas de utilizadores no Microsoft Active Directory era manual e dependia de contatos via e-mail entre o Departamento de Recursos Humanos e a área responsável pela criação de contas de utilizadores, sendo por isso um processo demorado e sujeito a erros. O objetivo era automatizar esse processo.
O novo fluxo começou com o ato de contratação de um novo funcionário. Após o registo em SAP por meio do processo normal de contratação, cabia ao Departamento de Recursos Humanos zelar para que todos os dados obrigatórios fossem devidamente preenchidos. Após o registo em SAP, era registada numa tabela um lançamento correspondente ao empregado recém-criado.
Havia um processo cíclico e automático, que verificava a cada execução se havia colaboradores na tabela que ainda não estavam marcados como sincronizados. Caso existisse, seria realizada uma ou mais coletas de dados, com base nas queries definidas para o processo, nas quais serão selecionados os dados essenciais e obrigatórios para a criação com sucesso de um novo utilizador do Microsoft Active Directory.
Um projeto realizado pela nossa equipa que permitiu a criação de uma solução de mobilidade em SAP para a execução do processo de inventário, efetuado ao nível do número de série, do stock de cada uma das lojas comerciais desta empresa.
Após a criação do documento de inventário pelo Departamento Financeiro (DFI), a loja realiza o processo de inventário, que foi estruturado em 4 fases:
Após a fase de ajustes, o documento de inventário SAP é atualizado com as contagens, para que o DFI pudesse analisar e lançar as diferenças.
Atendendo ao elevado stock de “Recargas” desta empresa, devido à sua relevância nas vendas, a nossa equipa desenvolveu um novo processo logístico que permitiu realizar as seguintes operações: